segunda-feira, março 12, 2012

ANUNCIAMOS O FIM DA CORRUPÇÃO


                                                    
Nós do Temporada Plus acreditamos que as funções de uma empresa vão muito além do compromisso para com seus donos, empregados, clientes, seguidores e com seu  lucro. A responsabilidade social de fazermos a nossa parte da melhor maneira possível e o comprometimento com causas importantes são, também, atributos de uma empresa conectada.  As soluções para estas causas são ansiosamente aguardadas pela população de um Brasil que vive de futuro, o “país do futuro” que negligencia ações imprescindíveis em seu presente, reféns que estamos,  país e povo, dos velhos jogos de poder que emperram a modernidade e um melhor viver da maioria dos cidadãos, simplesmente porque a riqueza a estes não  pertence, reservada que está, e sempre esteve, àqueles poucos que se auto proclamam “donos” do país.
 
Ao escrevermos este artigo, sabemos que nos distanciamos um pouco dos temas centrais de nosso blog, como aluguéis por temporada, viagens ou  turismo, mas o fazemos em razão de acreditarmos ser nosso dever como empresa comprometida e como bons cidadãos alertar a população de que os dias destes senhores de pensamento arcaico e mundano, ladrões que são de sonhos e aspirações, estão contados.


Em nossa humilde maneira de avaliarmos as coisas, analisando o que a tecnologia e sua silenciosa revolução está fazendo,  alterando para sempre a maneira como compreendemos o mundo em que vivemos  e as implicações destas alterações nos fazem  projetar um  Brasil melhor e mais justo, onde não haverá mais espaço para falcatruas, armações, desvios, propinas, enriquecimento ilícito, sonegação fiscal,  e, atrevemo-nos a pensar, sem espaço para a violência, ao menos para aquela violência gerada pela vontade ou necessidade da subtração de algo a outrém. A outra forma conhecida de violência, que diz respeito à inveja, ao ciúme, ao desequilíbrio emocional,  que acompanha a humanidade desde os tempos bíblicos com Caim e Abel, somente o Criador será capaz de resolver. O que queremos dizer, em verdade, é que não encontramos a fórmula para tornar os homes melhores, mas, talvez, possamos encontrar a forma de torná-los reféns da tecnologia e de suas próprias ganâncias.


Nossa pergunta a você, leitor é a seguinte: Por que existe a corrupção? Porque as pessoas são gananciosas, responderia um. Porque existe um corruptor, argumentaria outro. E assim vai...Tenho certeza que ouviríamos uma infinidade de respostas distintas, todas pertinentes, mas nenhuma responderia, de fato, a questão formulada. Vamos tentar responder a pergunta com a arrogância dos ingênuos, dos que não sabem do que estão falando, mas com a convicção que alguns minutos de sua atenção poderão fazê-lo participar de uma cruzada rumo ao país que todos os brasileiros de bem sonham, mas que muitas vezes não crêem que seja possível.


A resposta à pergunta formulada no paragrafo anterior, “Por que existe a corrupção?” em nossa opinião é uma e tão somente uma: PORQUE EXISTE DINHEIRO!!!


Vamos repetir: A corrupção só existe porque ele, o dinheiro, existe. Bem, você deverá estar pensando coisas do tipo “estou perdendo meu tempo lendo esta sandice”, “tem maluco pra tudo, até pra acabar com o dinheiro”, “como se vive sem dinheiro?”, etc, etc... Antes de parar com a leitura, peço-lhe que continue nos concedendo os já solicitados minutos de sua atenção.


O dinheiro foi inventado em tempos remotos da civilização para tentar solucionar as questões que ao escambo não lhe alcançava, e foi imediatamente compreendido que sua crição  foi um artifício genial para solucionar toda e qualquer dúvida que as trocas não satisfaziam. A nossa proposição, portanto, não é acabar com o dinheiro, mas acabar com a maneira como hoje o conhecemos.


As urnas eletrônicas começaram a ser introduzidas no Brasil a partir de 1996, primeiramente nas grandes cidades, mas tiveram seu uso disseminado por todo o país logo após o estrondoso sucesso verificado naquela experiência piloto em 1996. A partir daí, o Brasil tornou-se referência mundial em tecnologia eleitoral e, ainda hoje, 16 anos após seu lançamento, muitos países do dito primeiro mundo não atingiram o estágio de eficiência que a tecnologia tupiniquim alcançou. Somente para refrescar sua memória, quem não  lembra do fiasco americano nas eleições de 2000 que indicou George W. Bush como presidente, após sucessivas recontagens manuais de votos manuais, que colocou, inclusive, a lisura da eleição em cheque e maculou todo o processo eleitoral na maior democracia do planeta? O sistema de urnas eletrônicas facilitou a vida dos Tribunais Eleitorais e dos eleitores, ainda que as ditas urnas não tenham ensinado eleitor algum a votar. Este, entretanto, é um outro tema que não será aqui tratado...


Da mesma maneira que o sistema eleitoral e suas urnas informatizadas, temos certeza que o Brasil poderá tornar-se outra vez pioneiro e referência mundial ao acabar com o dinheiro em sua forma física. Só para melhor esclarecer, cada vez mais as transações financeiras se dão de forma escritural, utilizando-se de meios eletrônicos para sua concretizção, ou seja, um cartão de débito é usado no terminal eletrônico de uma loja e, o valor correspondente àquela operação, “viaja” eletrônicamente da conta corrente do portador do cartão para a conta corrente do estabelecimento que vendeu aquele bem. Simples assim. Toda vez que lançamos mão de um instrumento eletrônico deixamos um rastro das operações efetuadas no banco que guarda nosso dinheiro escritural, no banco do comerciante que recebe nosso dinheiro escritural e nos dois bancos que intermediaram a operação ao fazerem entre si  a compensação escritural da operação. Rastro, meu prezado leitor, é tudo o que bandido e corrupto tenta evitar. Por essa razão, o dinheiro em espécie, em papel, está sempre presente onde há um delito. 


Tudo que foi tratado até aqui é do conhecimento de todos, não reiventamos a roda, mas nossa proposição é acabar-se de vez com o uso concomitante dos dois sistemas, o físico e o escritural, e fazer-se a transição para o sistema único escritural, porque pode ser rasteado, e  que é o terror daqueles que usam de meios ilícitos para se apropriarem do que não é seu por direito. No popular, o pulha, o bandido, o corrupto, o corruptor, o ladrão, e todos os outros adjetivos que utilizamos para os chamarmos. Temos outra vez a oportunidade de sairmos na frente para, quem sabe, encontrarmos um lugar ao sol e vivermos sob a égide de um país mais justo. O avanço da tecnologia é inexorável, imparável e tudo o que se propõe aqui vai acontecer, mais cedo ou mais tarde, o dinheiro físico vai, sim, acabar, então o que nos resta como nação, é pressionarmos para que a transição se dê da forma mais rápida possível. Rápida, porém ordenada, que se faça da melhor maneira para que todos saiamos ganhando com a mudança e deixando a se lamentar toda aquela minoria que hoje se locupleta em detrimento a uma maioria ávida por esperança, por justiça, por ver seu país começar a separar, finalmente, o joio do trigo.


Em qual dos seguintes três grupos você se encontra, leitor: no da minoria que se utiliza das trevas para encobrir seus atos e tirar o pão da boca de crianças; no dos que preferem apenas ter algo para reclamar, sendo que essa reclamação somente serve de pano de fundo, de desculpa para as suas mediocridades; ou no da maioria que clama por mudanças e por novos e mais brilhantes dias?


Se a você faz sentido o que foi aqui abordado, se você crê que é uma ideia nova que pode, sim, ser colocada em prática, ao invés de ficar murmurando pelos cantos que não há solução para a corrupção, ajude-nos a divulgar nossa mensagem para TODAS as pessoas de sua relação. Precisamos mostrar para esta minoria nefasta que o Brasil não tem e não precisa de um dono, mas é uma nação de cidadãos conscientes que vislumbram novos tempos e assumem o papel de protagonistas de seus próprios destinos. 
 
Se você tem uma opinião, a favor ou contrária, não saia da página sem deixar seu comentário, pois ele é fundamental para enriqueçermos o debate e aprimorarmos a ideia.



Aos que esperavam um post sobre aluguel de temporada, pedimos desculpas pela usurpação do espaço.


No próximo post vamos tratar de como pôr a ideia em prática. Não perca.

Conheça o site do Temporada Plus, www.temporadaplus.com



HENRIQUE NEVES/TEMPORADA PLUS


Todo e qualquer conteúdo aqui expresso poderá ser copiado e usado em qualquer outra forma de divulgação eletrônica e/ou impressa, desde que sejam divulgados conjuntamente os nomes do autor, do Temporada Plus e o link http://www.temporadaplus.com.  




Um comentário:

  1. Você deveria comentar a quem realmente pertence o dinheiro como função pública social (só como valor de torca e não como fonte de renda) e depois se perguntar por que o dinheiro com esta função está ficando no controle de bancos privados que podem parar qualquer país ou vários ao mesmo tempo????

    ResponderExcluir