sábado, setembro 15, 2012

ROMEO AND JULIET NO HOTEL CANASVIEIRAS


Conheça a propriedade acima clicando aqui 


 Mal havia iniciado o ano de 1982, eu estava veraneando na Praia do Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul, quando três amigos batem à porta da casa dizendo que precisavam de uma motorista para o carro do pai de dois deles para irmos os quatro para Canasvieiras em Florianópolis. Nenhum dos três tinha carteira para dirigir e o pai emprestara o carro na condição de que eu, “motorista experiente” com quase dois anos de habilitação, fosse o responsável pelo deslocamento em segurança até nosso destino. Os 400 km até Canasvieiras transcorreram sem sobressaltos, apesar das péssimas condições das rodovias BR-101 e SC-401, onde fiz jus ao título de motorista experiente.
Canasvieiras é um bairro/praia no extremo norte da ilha de Santa Catarina onde se localiza  Florianópolis.  À época, era a praia mais badalada e conhecida da região;  Jurerê Internacional, vizinha,  era uma placa de propaganda de um loteamento, uma promessa. Hoje Cansvieiras foi suplantada em fama e sofisticação pela vizinha que transformou-se em realidade.
Como a taxa de câmbio era extremamente favorável aos argentinos  no início dos anos 80, Canasvieras era, sem sombra de dúvidas, a praia mais argentina do Brasil. Para cada brasileiro havia dois argentinos. A língua oficial nas ruas era o espanhol. Os preços eram salgados para nós brasileiros e uma barganha para eles. Ainda hoje a praia atrai muitos argentinos , pois esses  compraram inúmeras propriedades naquele período e vêm todos os anos, apesar da inversão cambial.
O que não mudou em Canasvieiras nesses 30 anos foi a vocação da praia em receber e acomodar a multidão que a cada novo verão a invade. Há um número considerável de hotéis que, juntamente com pousadas, casas e apartamentos para alugar por temporada atendem com tranquilidade a demanda.
Esta era minha primera de outras tantas visitas. Iríamos nos hospedar no Hotel Canasvieiras, localizado em frente à praia. Não me pergunte o por quê, mas eu cantarolava o tempo todo em minha cabeça “Welcome to the Hotel Canasvieiras” numa alusão à clássica música “Hotel Califórnia” do grupo norte americano Eagles. Vale lembrar que a referida música fora gravada em 1976 e lançada em 1977 e, portanto, não tão clássica assim em 1982.
Falando em música, naquele ano houve um campeonato brasileiro de vela e toda equipe de produção do evento estava ali hospedada, inclusive o DJ oficial. Numa manhã ensolarada de verão ele colocou para tocar uma música do grupo inglês Dire Straits chamada “Romeo & Juliet” que me deixou extasiado, pois não acreditava que eu estava ali, em Canasvieiras, defronte aquele mar maravilhoso pintado em todas as cores pelas velas dos barcos e sendo apresentado a  uma música que ficou registrada como uma das que fazem parte da trilha sonora da minha vida.
Na hora em que acontecem estes momentos, não imaginamos se aquela música ficará gravada na trilha de nossas memórias, mas, com o passar do tempo, quando a associamos à época e ao local, conseguimos reproduzir exatamente o sentimento que aflorou em nós há tantos anos atrás. Às vezes exigimos muito da vida; ela vive a nos relembrar o poder dos momentos singelos.

HENRIQUE NEVES/TEMPORADA PLUS


Para conhecer outras propriedades em Florianópolis clique aqui




Todo e qualquer conteúdo aqui expresso poderá ser copiado e usado em qualquer outra forma de divulgação eletrônica e/ou impressa, desde que sejam divulgados conjuntamente os nomes do autor, Henrique Neves, do Temporada Plus e o link http://www.temporadaplus.com. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário